post-diário: outubro e seus retornos ✨


Nem acredito que estou sentando para escrever para um blog novamente. Que sensação deliciosa! Outubro foi um mês de muita fuga e necessidade de volta. Sou encantada por tudo que me leva a encerrar ciclos e iniciar novos. Um blog para mim é a materialização em palavras desse encanto! Escrevo isso no dia 31 de outubro (happy halloween! 🎃👻) e quero fazer durante os meses esse pequeno apanhado do que vivi e senti. Não foi um mês fácil, mas foi um mês de muita esperança. Vamos lá!



Outubro começou com uma promessa de que as coisas passariam para o modo intenso, hahaha. Me vi empilhada de coisas para fazer, de sobrecarga, necessidade de pausa. Foi também o mês em que mais trabalhei em minha loja e mais me esforcei para as coisas acontecerem. De fato, muitas coisas incríveis aconteceram comigo nesse contexto, mas o custo foi super alto. Me vi sem energia, sem ânimo e distante de muitas coisas que eu amo fazer! Está sendo uma longa e demorada viagem de volta e de desaceleração.

Por ter sido um mês lotado de trabalho, vi muito do meu esforço se solidificar em algo palpável e real. Sou super grata por isso 💓 Ver os seus projetos criando resultados bonitos é muito gratificante! Dá uma sensação quentinha de que sou capaz. O excesso é que é perigoso. Aprendi com outubro que em novembro preciso me manter um pouco mais quietinha, respeitar o tempo e os processos. Sigo aqui tentando não esquecer essa necessidade!

Nesse movimento de voltar ao que é essência para mim, continuei um curso que estava fazendo há um tempo e ainda não havia terminado. É um curso sobre fases da lua, menstruação e toda a potência que esses momentos carregam. Sinto que esse foi um passo bonito que me fez perceber que realmente estava sendo estúpida com o interior. O retorno é necessário, sempre.

Comecei a ler um livro super fora da minha zona de conforto que está me divertindo muito antes de dormir. Separei esse momento do dia apenas para me dedicar a essa atividade que é intrínseca ao que eu sou. Não existe e nunca existiu Clara sem a leitura. Confirmo e construo algo no mundo a partir do que leio.



O livro se chama Teto para Dois de Beth O'Leary. Conta a história de duas pessoas que não se conhecem dividindo um apartamento de uma cama só. Eles não apenas não se conhecem como nunca se viram NA VIDA, hahaha (pelo menos até a parte em que cheguei). Tá sendo leve, às vezes até engraçado. Tudo que eu precisava agora.





Nas duas últimas semanas de outubro, meu ritmo de leitura caiu bastante. Simplesmente estava com muita dificuldade de fazer algo exclusivamente para mim nesse período. Não queria me desligar, não queria sentir aquela sensação de assistir as coisas passando, mas ao mesmo tempo era só isso que acontecia.

Peguei um livro de poemas para ler porque essa é a minha maneira mais singela de tentar capturar um pouco os instantes. É isso que anda acontecendo com a leitura de Jóquei. Já conhecia alguns dos poemas mais famosos que circulam a internet, mas não sabia que a leitura desse livro me desafiaria e me traria tantos sentimentos divergentes. 

Pretendo gravar um vídeo sobre ele (meu primeiro vídeo, yayy!) porque preciso falar disso com outras pessoas.



"[...] porque a paixão não é de todo a coisa mais importante mas é sim o canudinho através do qual dá para ver que o mundo é feito de construções de papel - celulose que vem da árvore e que depois se transforma em lista telefônica de onde alguém arranca a página e logo transforma em veleiros e montanhas"


Conheci também uma música super gostosinha que estou ouvindo repetidamente sem parar. Sou essa pessoa que precisa ter contato com algo até não aguentar mais, confesso! Essa música é para morrer de amor, dançar devagar e sentir falta do mundo!




Momento Clarice (é claro que ele precisava existir):
Reli o conto Perdoando Deus nesse outubro. Tem forma mais concreta de perceber essa necessidade de retorno? É uma das coisas mais bonitas que já li e já vivenciei. Termino sempre em lágrimas, hipnotizada pelo magnetismo de Clarice. Falei um pouco sobre ele nesse post.

" [...] Eu, que jamais me habituarei a mim, estava querendo que o mundo não me escandalizasse. Porque eu, que de mim só consegui foi me submeter a mim mesma, pois sou tão mais inexorável do que eu, eu estava querendo me compensar de mim mesma com uma terra menos violenta que eu. Porque enquanto eu amar a um Deus só porque não me quero, serei um dado marcado, e o jogo de minha vida maior não se fará. Enquanto eu inventar Deus, Ele não existe."



Em novembro, quero me dedicar a escrever e respeitar pausas. Já sinto que essa é uma mudança que está acontecendo a partir de agora. É preciso não esquecer que dentro também é caminho. Vou aproveitar o dia hoje para assistir um filminho, comer pipoca e reconectar mais tarde com uma lua cheia linda. Quero voltar, quero aceitar a lentidão dos processos. Aceitar e abraçar. Estar disposta a estar comigo sempre que preciso. O mais doido é que é justamente essa a chave: entender que apenas eu estarei aqui nesses momentos. Só eu posso retornar, só eu posso dar o primeiro passo. Acho que somos muito mágicos nesse sentido.



Enfim, nasceu o primeiro post no blog! 💛

(e devo dizer que o simples fato de criar um blog já é um dos muitos movimentos de volta)


Instagram: @liternecer
Minha loja de peças artesanais: @artes.de.gaia
Comenta aqui, vamos conversar!




Comentários

  1. ai, eu fiquei tão feliz em saber que agora vou poder ler seus textos em um blog ♥
    "O excesso é que é perigoso", eu amei essa frase.
    acredita que não consegui me conectar com o livro da matilde? acho que depende do momento que a gente lê :(
    eu também não gosto da sensação de ficar assistindo as coisas passarem por mim, como espectadora da minha própria existência (poéticahhh), mas tem dias que não dá pra me conectar comigo mesma. desde ontem, eu ando meio borocoxô, desanimada, mas acho que deve ser coisa de ciclo menstrual (tô querendo parar pra estudar isso mais a fundo já faz tempo!).
    a sensação que tenho é que até dia 7/12, quando apresentarei meu tcc, algumas coisas da minha vida ficarão meio suspensas. inclusive ler. tenho lido 'a elegância do ouriço' há dois meses, um pouquinho de cada vez quando dá vontade, e quase nunca dá. parece que eu mesma me afasto de coisas que me aproximariam de mim. que doido, né? mas acho que não há nada a fazer além de respeitar esse momento, cuidar de mim e aguardar o tempo passar.
    um abraço e bom finde ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaa <3 amei ver você por aqui!
      sobre o livro de matilde, eu também não consegui por completo. quero gravar o vídeo porque foi um sentimento muito maluco que senti durante essa leitura. acho que sei um pouco porque me incomodou tanto (em muitos sentidos), mas ainda preciso formular essa ideia para compartilhar.
      essa desconexão comigo tá me deixando bem borocoxô. eu ando tentando verificar esses sentimentos, pensar o que tá me levando a isso. comecei esse curso que citei no post sobre menstruação e algumas coisas estão clareando demais em minha cabeça. é um assunto que merece demais uma lida, um estudo! muda bastante e começamos a enxergar tudo como algo muito cíclico (até poético <3).
      a vida anda suspensa, de fato. e isso de se afastar de coisas que se aproximariam de você é super real! sentindo A MESMA COISA!!! quero voltar, mas também acho que é um movimento muito brusco para a clara de agora. ai que doideira!
      te desejo muita sorte e carinho com você agora, manie. o tcc vai rolar, as coisas vão rolar e isso também passa!!! muito obrigada pelo seu comentário lindo que me deixou super feliz <3

      Excluir
  2. me identifiquei um pouco com esse feeling de excesso de trabalho e aceleração das coisas. acabei passando por isso antes de tirar licença. acho que o combo gestação e pandemia me fez trabalhar freneticamente pra ocupar a cabeça. só que o desgaste vem né? não é porque a gente não tá se estressando com outras coisas que a gente tá simplesmente ~de boas kkkcrying muito iludida. ai quando me dei conta e pedi uma semana de folga pra desacelerar a pequena nasceu HAHAHAHA

    enfim, meio que fui lendo e relembrando dessas coisas. e pra ser sincera eu tô doida de saudade de trabalhar HAHAHAH mas antes tô tentando aprender a desacelerar mesmo nessa licença e poder voltar a fazer as coisas que eu gosto, tipo sentar com calma e conseguir ler um livro né HAHAHAH vamo que vamo :)

    (caindo aqui por causa do blog da manie e amando ♥)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa! isso de trabalhar freneticamente para ocupar a cabeça é exatamente o que tava rolando. tava fazendo coisas em excesso nesse lado da vida para não ter que me preocupar com os outros lados tão debilitados e difíceis de resolver.
      o desgaste vem demais!!
      é preciso aprender a respeitar o tempo, esse gigante. espero que a gente consiga fazer esse movimento de retorno, né? honrar essas pequenas coisas que nos fazem tão bem! fiquei muito feliz com seu comentário e com você compartilhando um pouco desse processo para você. espero que goste desse espaço ♥ um beijo!!!

      Excluir
  3. que cantinho mais acolhedor! eu, como grande fã de blog que sou, não poderia estar mais feliz! te acompanhar no instagram já era maravilhoso, aqui será ainda melhor <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário